BLOG ELO
O Serviço Voluntário nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs)
Por Candice Ferreira de Araújo
POR UMA POLÍTICA NACIONAL DE INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA DA ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA NOS CENTROS URBANOS
Por Gabriel Kraychete e Davidson Magalhães
A lógica processual: do planejamento até a prestação de contas dos projetos apoiados pelo Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente - FDCA
Por Candice Ferreira de Araújo
A agenda MROSC e seu impacto sobre as parcerias entre poder público e organizações da sociedade civil
Por Candice Ferreira de Araújo
Gestão de Projetos para Organizações da Sociedade Civil (OSC)
Por Candice Ferreira de Araújo
O papel dos CMDCA no Sistema de Garantia de Direitos - SGD
Por Candice Ferreira de Araújo
DISCURSO GERENCIALISTA NAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS (ONGS) E IDEÁRIO NEOLIBERAL PÓS 1990: ANÁLISE A PARTIR DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NÃO GOVERNAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO
Por Maria Elisa Huber Pessina, Paulo Éverton Mota Simões, Elsa Sousa Kraychete, Sóstenes Ericson Vicente da Silva
O gerencialismo se difundiu, na década de 1990, como modelo de reestruturação das organizações de interesse público estatais e não estatais. As ONGs, compreendidas como agentes privados com fins públicos, surgidas, originalmente, sob os princípios de solidariedade e de justiça social, passaram, durante este período, por profundas mudanças de objetivos e práticas, voltadas para adequá-las à função de prestadoras de serviços públicos no contexto neoliberal. O presente artigo analisou os efeitos de sentido produzidos na ocorrência do mesmo fenômeno, naquele período, no âmbito das ONGs que participavam da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (ONGD). O artigo observou que as mudanças provocadas pelo gerencialismo nestas organizações advieram da legitimação das ONGD como atores do modelo de desenvolvimento focado no combate à pobreza na década de 1990 e, na primeira década dos anos 2000, da adesão aos princípios de eficácia da Ajuda Internacional, acordados pelos países doadores e organizações multilaterais, repassados para as ONGD, que por sua vez, reverberaram no modus operandi das parceiras dos países em desenvolvimento.
O não governamental na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento após 1990 entre as circunstâncias e as peculiaridades do caso alemão.
Por Maria Elisa Huber
Este livro tem como objetivo principal investigar como o ideário de desenvolvimento que se estabelece após 1990 repercutiu estratégica, administrativa e financeiramente nas agências não governamentais alemãs de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. A investigação é fruto de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia (NPGA/UFBA), sob orientação da professora doutora Elsa Kraychete no âmbito do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo).
Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID) e Organizações da Sociedade Civil (OSC): um estudo bibliométrico da produção mundial estudo bibliométrico da produção mundial
Este estudo se propõe a realizar um mapeamento da produção científica internacional sobre Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID) e Organizações da Sociedade Civil (OSC). Apresenta caráter teórico-descritivo e emprega técnicas bibliométricas para analisar a base científica internacional Scopus. Diante dos resultados, foi possível identificar que a produção científica sobre o tema se intensificou a partir do ano 2000, marco do estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), na execução do qual as OSC adquiriram destacada relevância; as publicações originam-se, majoritariamente, de centros de pesquisa localizados no Norte; a produção é ainda significativamente fragmentada em termos de autores e de instituições que mais publicam sobre o tema; o debate sobre a gestão e eficácia das OSC que atuam na CID é central nas pesquisas sobre a temática; a área de gestão e negócios é a segunda que mais publica sobre OSC e CID; dentre outros achados. Espera-se que os dados analisados possam contribuir para o desenvolvimento do estado da arte deste campo do conhecimento e fomentar estudos futuros no Brasil sobre a temática.
Ferramentas Digitais para questões gerenciais
Por Nailton Cazumbá
A pandemia causada pelo coronavírus transformou a forma de vida e de trabalho das pessoas e das organizações, quando as ações, atendimentos ao público e execução de projetos e atividades, até então realizados tradicionalmente de forma presencial, obrigatoriamente passaram a ser realizados em ambiente virtual, ou, na melhor das hipóteses, de forma híbrida.
Economia dos setores populares: trabalho, inserção social e cidadania
Por Gabriel Kraychete e Vinicius Gonçalves
Com uma análise da dinâmica da economia dos setores populares, sobretudo nos espaços urbanos, e uma mensuração dessa economia nos diferentes estados do país.
Clique AQUI para ler o texto!
O enfraquecimento dos CMDCA diante do descumprimento da Lei nº 13.019/2014
Por Candice Ferreira de Araújo
A Constituição Federal – CF de 1988 prevê a participação da cidadã e do cidadão na formulação, implementação e controle das políticas públicas, em especial, os artigos 198, 204 e 206. Tais experiências impulsionaram a institucionalização de conselhos de políticas públicas, como importantes espaços de controle social em outras áreas temáticas e esferas de governo…
Clique AQUI para ler o texto!
Tecnologias no cotidiano das organizações: cenários e desafios para a superação das desigualdades digitais
Por Fátima Nascimento e Michelle Prazeres
O que pode explicar a presença tímida de organizações do nosso campo na luta contra as desigualdades digitais? Para que desafios esta constatação pode apontar? Mobilizadas por estas questões, tivemos a oportunidade de conduzir uma reflexão junto a algumas organizações que lutam por direitos humanos no Brasil…
Clique AQUI para ler o texto!
Isenção de Tarifas bancárias das contas vinculadas aos novos instrumentos da Lei 13019/2014
Por Lucas Seara e Candice Araujo
A cobrança de IPTU nos templos de qualquer culto: Emenda Constitucional 116/2022
Por Camila Chagas, Candice Araujo e Lucas Searas
A Lei 13.019/2014 e a gestão contábil das Organizações da Sociedade Civil
Por Candice Araujo e Lucas Seara
A Lei de Desburocratização e o MROSC
Por Camila Chagas, Candice Araujo e Lucas Seara
Clique AQUI para ler o texto!
Entidades Religiosas e tributo
Por Camila Chagas, Candice Araujo e Lucas Seara
Clique AQUI para ler o texto!
Um olhar sobre os principais elementos da Lei n. 13.019/14
Por Candice Ferreira de Araujo
Clique AQUI para ler o texto!
Categorias de análise do mundo do trabalho e dinâmica da economia dos setores populares: aderência e disjunções
Por Gabriel Kraychete
Clique AQUI para ler o texto!
Escala E Sustentabilidade Dos Empreendimentos Econômicos Solidários: Uma Ambiência Necessária
Por Gabriel Kraychete
Clique AQUI para ler o texto!
CÂMBIO: um novo desafio para as OSC.
Por Candice Araújo
Clique AQUI para ler o texto!
Economia dos setores populares (ebook)
Por Gabriel Kraychete