ELO

Roda de diálogo Serviço voluntário

No dia 29/05 aconteceu a roda de diálogo sobre serviço voluntário, promovida pelo Elo para os parceiros de PPM. Aguinaldo Lima, contador e mestre em educação, foi nosso convidado e durante sua exposição falou sobre a Lei do Voluntariado, que visa regulamentar e incentivar o trabalho voluntário nas OSC, assegurando que tanto o voluntário quanto a instituição tenham clareza sobre seus direitos e deveres.
Dentro da LEI 9608/98, do serviço voluntário, para estabelecer a relação de voluntariado, é necessário um contrato escrito entre este e a instituição, especificando o objeto e as condições do trabalho voluntário.
As dúvidas foram muitas e no final da sessão tivemos um bate papo sobre como podemos assegurar, respeitar e estabelecer uma forma de reconhecer de forma contábil esse trabalho valoroso para as OSC. Para tanto, Aguinaldo nos atenta para dois pontos cruciais:
• O trabalho voluntário deve ser reconhecido no momento em que o serviço é prestado, desde que a entidade possa mensurar seu valor com confiabilidade.
• A entidade deve registrar o valor do trabalho voluntário como uma doação de serviços, refletindo tanto uma receita como uma despesa correspondente, sem impacto no resultado líquido.
O encontro foi registrado e todos os participantes também opinaram sobre novas temáticas para as próximas Rodas de Diálogo propostas pelo Elo. Agradecemos muito a participação e disponibilidade de Aguinaldo e de todos os participantes.

Compartilhe:

Outras notícias: