Começou no dia 31 de julho o III Seminário Internacional MROSC: Parcerias Transformadoras para um Mundo Justo e Sustentável, com uma cerimônia marcando a retomada das discussões sobre as parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.
O evento é uma celebração os 10 anos da Lei nº 13.019/2014 e reúne autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para um diálogo amplo e retomada da agenda MROSC.
A Secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kenarik Boujikian, abriu o evento destacando a importância da participação social no projeto democrático do país. “A dignidade humana deve reger todas as relações do Estado com a sociedade civil e o seminário visa intensificar e refletir sobre essas questões”. O ELO esteve presente nessa abertura, pautando a importância da luta pelo fortalecimento da sociedade civil e garantia da aplicabilidade da Lei, com a Candice Araújo que hoje ocupa com Laís Lopes a vice-presidência do CONFOCO Nacional, e com Eliana Rolemberg,
Henrique Frota, diretor executivo da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e conselheiro do CONFOCO, destacou os desafios enfrentados pela sociedade civil nos últimos anos e a importância da resistência, autonomia e continuidade do trabalho das OSCs.
Entre as falas destacamos também a do Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, que enfatizou a relevância da participação social para o fortalecimento da democracia brasileira. “Hoje é um dos símbolos da volta do Brasil. Estamos resgatando a agenda do governo com participação popular”, afirmou.
Candice Araújo estará em dois painéis e uma oficina, contribuindo para o fortalecimento dessa agenda e trazendo novas discussões para o centro do debate. “Precisamos rever os pontos que foram acordados como prioridade no último seminário há 10 anos atrás e trazer o que avançamos e o que precisamos melhorar para o debate. Desburocratizar as discussões, além de apontarmos os novos desafios na garantia da democracia brasileira.
O evento tem mais dois dias de duração com diversos painéis e oficinas e está sendo transmitido pelo YouTube da Secretaria Geral da Presidência da República. Acompanhe, faça parte, de sua opinião e vamos construir essa agenda juntos!
https://m.youtube.com/watch?v=R1pDjlkP2GY