ELO

Começou no dia 31 de julho o III Seminário Internacional MROSC: Parcerias Transformadoras para um Mundo Justo e Sustentável, com uma cerimônia marcando a retomada das discussões sobre as parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.
O evento é uma celebração os 10 anos da Lei nº 13.019/2014 e reúne autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para um diálogo amplo e retomada da agenda MROSC.

A Secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kenarik Boujikian, abriu o evento destacando a importância da participação social no projeto democrático do país. “A dignidade humana deve reger todas as relações do Estado com a sociedade civil e o seminário visa intensificar e refletir sobre essas questões”. O ELO esteve presente nessa abertura, pautando a importância da luta pelo fortalecimento da sociedade civil e garantia da aplicabilidade da Lei, com a Candice Araújo que hoje ocupa com Laís Lopes a vice-presidência do CONFOCO Nacional, e com Eliana Rolemberg,

consultora associada do ELO e uma das lideranças na construção do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que teceu uma histórica fala enfatizando a necessidade de manutenção da resistência, desde processo de construção da Lei. “Estamos lutando desde os anos 2000 pela afirmação da importância da sociedade civil”.  

Henrique Frota, diretor executivo da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e conselheiro do CONFOCO, destacou os desafios enfrentados pela sociedade civil nos últimos anos e a importância da resistência, autonomia e continuidade do trabalho das OSCs.
Entre as falas destacamos também a do Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, que enfatizou a relevância da participação social para o fortalecimento da democracia brasileira. “Hoje é um dos símbolos da volta do Brasil. Estamos resgatando a agenda do governo com participação popular”, afirmou.

Candice Araújo estará em dois painéis e uma oficina, contribuindo para o fortalecimento dessa agenda e trazendo novas discussões para o centro do debate. “Precisamos rever os pontos que foram acordados como prioridade no último seminário há 10 anos atrás e trazer o que avançamos e o que precisamos melhorar para o debate. Desburocratizar as discussões, além de apontarmos os novos desafios na garantia da democracia brasileira.

O evento tem mais dois dias de duração com diversos painéis e oficinas e está sendo transmitido pelo YouTube da Secretaria Geral da Presidência da República. Acompanhe, faça parte, de sua opinião e vamos construir essa agenda juntos!
https://m.youtube.com/watch?v=R1pDjlkP2GY 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias: