ELO

II Encontro de Aprendizagem – Como Observar Mudança no Campo Social?

Nos dias 14 e 15 de maio, Camila Veiga, Coord. Executiva do ELO, participou do promovido pelo Instituto Fonte, reunindo 20 pessoas, integrantes de 15 Organizações Parceiras (OP) de PPM, na nova sede do MST, na cidade de São Paulo.
No primeiro dia foi realizado um mapeamento do contexto social onde as Organizações, que atuam na Defesa de Direitos Humanos, estão inseridas e os principais desafios e oportunidades deste campo. Com essa construção coletiva, foi feito um grande painel subsidiando o debate seguinte, onde as OP foram convidadas a refletir sobre como os projetos e ações têm respondido às demandas identificadas e como conseguem provocar, e identificar, as mudanças esperadas.
No segundo dia, foram partilhadas apresentações de 3 projetos dentre as OP presentes, seguidas de debates sobre como podemos identificar os pontos de virada dos projetos, que geraram movimentos de mudança. No Final do encontro, as OP foram convidadas a refletirem mais sobre os aprendizados nesses dois dias, em especial sobre como as OP podem se organizar para conseguirem acompanhar, observar e identificar as diversas mudanças geradas com seus projetos e ações junto aos grupos e território onde atuam. Ao final do Encontro, tivemos a oportunidade de falar um pouco sobre o trabalho das SCA – Serviço de Assessoria e Apoio ofertado por PPM para todas as OP, realizadas pelo ELO Ligação e Organização e pelo Instituto Fonte, com suportes na área de gestão financeira e PMAA, respectivamente.
Foram dois dias de muita troca e conhecimento compartilhado, com momentos para cultivar a presença e o autocuidado. Para o ELO foi uma excelente oportunidade de integração com as equipes do Instituto Fonte e também das Organizações Parceiras de PPM, reforçando nossos laços de cooperação e aprendizado coletivo.

Compartilhe:

Outras notícias: