Nos dias 13 e 14 de maio, Camila Veiga, Coordenadora Executiva do ELO, participou do Festival Abong, promovido pela Associação Brasileira de ONGs (Abong), que antecedeu sua Assembleia. Com o tema “Participação social para transformar: meio ambiente, sociedade e democracia”, o evento teve sede no Espaço MST, em São Paulo, com objetivo de fortalecer redes de mobilização e engajamento popular em um momento de reconstrução democrática no país e reuniu representantes de diversas organizações da sociedade civil, associadas e não associadas da Abong.
Com programação gratuita e aberta ao público nos dias 13 e 14, o Festival promoveu debates e reflexões sobre temas como o impacto socioambiental dos grandes empreendimentos, participação social, financiamento OSCs LGBTQIA+, desinformação e regulação da inteligência artificial e Investimento Social Privado. Além dos debates, o festival também promoveu atividades culturais para integração e confraternização das associadas presentes, como a roda de samba e o Sarau Vale Tudo, palco aberto para manifestações artísticas. Durante o evento, também foi lançado a cartilha O Papel da Sociedade Civil na Política Participativa do Governo Lula III, que avalia a atuação das organizações junto aos mecanismos oficiais de participação.
Foram dois dias de muitos debates e trocas entre as associadas e especialistas convidados, num ambiente seguro, acolhedor e bastante descontraído, reforçando o papel da Abong de articulação e união de organizações da sociedade civil, do campo dos direitos humanos, para uma atuação conjunta em pautas urgentes e estratégicas como sustentabilidade, tecnologia e emergência climática.