ELO

Oficina Presencial Boas Práticas de Gestão Financeira: Integração, Conhecimento e Fortalecimento Institucional

Nos dias 7 e 8 de novembro de 2024, o Grande Hotel da Barra, em Salvador (BA), foi palco de dois dias intensos de debate e aprendizado durante a Oficina Presencial Boas Práticas de Gestão Financeira promovido pelo ELO. O evento reuniu 25 representantes Organizações Parceiras de PPM comprometidos com o fortalecimento das práticas financeiras nas organizações da sociedade civil.

A abertura do encontro foi conduzida por Camila Veiga, coordenadora executiva do ELO, que apresentou a agenda e conduziu a dinâmica de apresentação, convidando cada participante a se apresentar e compartilhar suas expectativas. Camila também conduziu o primeiro tema da oficina, abordando as prerrogativas para um bom monitoramento financeiro, destacando os desafios enfrentados para o monitoramento das receitas e despesas do convênio, considerando regras fundamentais como a relação percentual de financiamento e também a variação cambial. Camila apresentou a ferramenta de monitoramento utilizada para acompanhar receitas e despesas em euros, trazendo exemplos práticos sobre execução financeira, contrapartidas e uso de recursos. Após a apresentação, as participantes analisaram três estudos de caso, aprofundando a compreensão sobre o tema.

Na tarde do primeiro dia, recebemos o consultor convidado, Naílton Cazumbá, que destacou a importância da contabilidade na gestão financeira das OSC. Ele falou sobre a necessidade de conciliação financeira em períodos curtos, recomendando que seja feita mensalmente, para garantir a transparência e a integridade financeira das Organizações. Cazumbá reforçou ainda a relevância da contabilidade externa conhecer o estatuto da organização para adequar suas práticas à realidade da instituição.

O dia se encerrou com um passeio até o bairro de Santo Antônio Além do Carmo, onde as discussões continuaram em um jantar descontraído, fortalecendo os laços entre as participantes.

No segundo dia, o encontro começou com uma dinâmica de reflexão sobre as trocas e aprendizados do dia anterior. Em seguida, Fátima Nascimento, consultora associada do ELO, trouxe uma análise histórica sobre as mudanças na relação de cooperação de PPM com as OSC do Brasil e seus impactos na gestão dos projetos. Em seguida, Fátima abordou a importância da conformidade legal nas compras e contratações, promovendo um espaço para sugestões de melhorias nos processos internos. As representantes das OP foram divididas em grupos para discutir alternativas e levantar as boas práticas de gestão financeira, sendo compartilhadas em seguida com o grupo maior, rendendo bom debate sobre os avanços e desafios na gestão das OSC.             

Ao final do encontro, Camila apresentou as atividades previstas para os próximos meses e o escopo do trabalho de Assessoria e Apoio às OP de PPM e em seguida conduziu a avaliação da Oficina. Para concluir, convidamos os participantes a compartilharem os sentimentos que levam de volta na bagagem, e em momento de emoção, o encontro foi encerrado com todas as pessoas cantando o trecho da música de Gilberto Gil, “Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar”, refletindo a esperança e a determinação que guiam o trabalho coletivo em prol de uma sociedade civil mais justa e igualitária.

Nos despedimos até o próximo encontro, com o compromisso de continuar plantando sementes de conhecimento e transformação!

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias: