Entre os dias 15 e 17 de setembro de 2026, parte da equipe da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de diferentes regiões do país se reuniu no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia (GO), para o V Encontro Nacional de Administradores/as e Contadores/as. O encontro retomou uma agenda nacional de formação que não era realizada nesse formato desde 2022 e reuniu profissionais da Secretaria Nacional e dos 21 regionais da CPT.
Ao todo, participaram 54 pessoas diretamente ligadas às áreas de gestão da organização: 7 contadores e contadoras, 20 profissionais da administração, 25 coordenadores e coordenadoras e 2 assessores. A diversidade de funções presentes ajudou a ampliar a discussão para além dos procedimentos administrativos e contábeis, aproximando esses temas das decisões de coordenação, do acompanhamento dos projetos e dos desafios enfrentados no cotidiano institucional.
A ELO participou da atividade por meio de Fátima Nascimento, consultora associada, e Nailton Cazumbá, consultor da organização, contribuindo com a programação voltada ao fortalecimento da gestão da CPT Nacional e de seus regionais.
No dia 15, Fátima Nascimento conduziu a atividade “Introdução ao Compliance e desafios para o Terceir o Setor”,
No segundo dia, Nailton Cazumbá esteve à frente dos momentos dedicados à Contabilidade, trazendo para o debate questões que fazem parte da rotina das equipes e que têm impacto direto na gestão das organizações. A conversa abordou a importância da organização das informações contábeis, do acompanhamento financeiro e da articulação entre contabilidade, administração e execução dos projetos, especialmente nos processos de prestação de contas e preparação para auditorias. Também foram destacadas as normas brasileiras de contabilidade aplicadas às entidades sem fins lucrativos, o papel da contabilidade diante da reforma tributária, o registro de eventos inerentes ao terceiro setor, as demonstrações
Esses conteúdos dialogam com os demais temas trabalhados durante o encontro. A programação incluiu ainda a discussão sobre Gestão Integral, conduzida por Luiz Kohara, do CAIS, além de atividades relacionadas à auditoria, documentação contábil, controles internos, contrapartidas, encargos, monitoramento financeiro dos projetos e atualizações sobre exigências de financiadores.

A participação da ELO se soma a esse esforço de fortalecer capacidades institucionais e criar espaços em que conhecimento técnico e experiência prática possam circular entre as equipes. A ação faz parte do Serviço de Consultoria e Apoio em Gestão Financeira, oferta da PPM para as organizações parceiras.
Mais do que uma agenda de atualização, o encontro possibilitou compartilhar dúvidas, soluções e aprendizados construídos nos diferentes regionais da CPT, contribuindo para uma gestão mais consistente e conectada à realidade das organizações.








