Em sua assembleia anual realizada na última sexta-feira, 23 de agosto, o ELO Ligação e Organização elegeu uma nova diretoria para o biênio de 2024-2026. O evento, que ocorreu na sede da instituição, contou com a presença de associadas, diretoria e equipe executiva da instituição.
A assembleia começou com as boas-vindas dadas pelo então coordenador geral, José Maurício Daltro Bittencourt que destacou os avanços obtidos no último ano e agradeceu a colaboração de todos os envolvidos.
A reunião teve continuidade com Camila Veiga, Coord. Executiva, que fez uma ampla exposição sobre as atividades e projetos desenvolvidos no ciclo 2023/2024 destacando as ações com a Pão para o Mundo (PPM), com inúmeras ações de formação e assessorias no campo da gestão financeira voltadas para OSC parceiras de PPM no Brasil. Alguns pontos foram destaque da apresentação, como o autodiagnóstico administrativo-financeiro, uma
Damien Hazard, associado, destacou a relevância do tema diversidade, que ganhou destaque nas últimas ações do ELO, e Rebeca Ribas trouxe a inquietação de que a diversidade deve começar com uma reflexão interna, que vem sendo promovida pelo ELO. Camila também pontuou a necessidade de incluir na ficha de associados informações sobre gênero e raça. Outro ponto importante levantado por Camila foi a questão da sustentabilidade institucional e das OSC. Para isso, o ELO contratou uma consultoria prática com Domingos Armani, que também trouxe à tona a necessidade de refletirmos sobre os 10 anos da Lei MROSC.
Candice fez uma explanação sobre os avanços e a intensa participação do ELO na agenda MROSC, inclusive assumindo a cadeira de vice-presidência do CONFOCO nacional. Eliana Rolemberg
Camila e Gabriel Kraychete apresentaram as ações realizadas para reativação do SEIVA, que contou com o apoio da CESE em 2023 e que em 2024 agregou outras instituições do campo da economia popular e solidária.
Concluindo a pauta sobre as ações realizadas, Elen Catarina, representando o Conselho Fiscal, fez a leitura do parecer recomendando a aprovação das contas do ELO.
José Maurício fez suas considerações sobre sua experiência na diretoria durante 2023-2024, e a passagem de bastão para uma diretoria formada por mulheres. Elisa Huber e Rebeca Ribas ressaltaram a gestão assertiva deste último ano, destacando a manutenção dos encontros mensais e a aproximação entre a diretoria e a equipe técnica da instituição. Rebeca Ribas, Secretária,
A assembleia foi festejada com o tradicional caruru do ELO!