Nos dias 12, 13 e 14 de setembro o ELO promoveu a terceira turma do Espaço de Aprendizagem – EA sobre Procedimentos para Compras, Contratos e Pagamentos. O objetivo da atividade, que faz parte do atual contrato Serviço de Consultoria e Apoio (SCA) com a PPM, é refletir acerca das exigências estabelecidas nos convênios com a PPM, reforçando também o cumprimento das normas internas de cada uma das organizações, além de possibilitar o desenvolvimento de novos procedimentos e melhoria dos já existentes. Foram 3 encontros de estudos e partilhas sobre despesas elegíveis, processos seletivos, custos de pessoal, comprovantes fiscais válidos, dentre outros temas relevantes que envolvem a gestão financeira dos projetos e das organizações da sociedade civil.
Durante a aprendizagem, diversas dinâmicas motivaram os temas e a turma a fim de aprofundar as etapas que compõem o processo de compras e contratações. As 13 representantes das organizações parcerias puderam, através de um vídeo-animação, aprofundar sobre o trabalho em equipe, refletindo a importância de cada membro a fim de garantir a boa execução dos projetos e também sua missão institucional.
Segundo Candice Araújo, a principal expectativa das equipe do ELO e de PPM é que as organizações parceiras aperfeiçoem a gestão institucional adotando as regras diante legislação contábil, fiscal e trabalhista.
Marcia Campos, consultora na área de Gestão Administrativa-Financeira, facilitou também a realização das duas primeiras turmas, realizadas em junho e agosto, respectivamente. Ao todo, foram 59 profissionais participantes, representando 32 organizações parceiras de PPM.