ELO

Desde sua fundação o ELO vem investindo em ações que contribuem com o protagonismo feminino nas OSC, coletivos, movimentos, com o intuito de fortalecer e prestar assessoria na construção de uma rede de mulheres que gerenciam e lideram essas instituições. Em 2024 queremos priorizar ainda mais essas ações contribuindo para a superação do machismo estrutural e a misoginia que assola nossa sociedade e também está presente no universo das OSC e movimentos sociais. 

Por isso, no dia 25 de janeiro, promovemos a Roda de diálogo sobre OSC de mulheres e gestão de projetos, conduzida pelas Assessoras do ELO junto a 30 organizações lideradas por mulheres, abordando aspectos de gestão, comunicação e captação de recursos numa tarde de trocas intensas. Ao final, a roda teve uma avaliação positiva por parte das participantes, fomentando o fortalecimento e tirando dúvidas sobre a plataforma MROSC, as atribuições, vantagens e desvantagens em ter um CNPJ institucional e especialmente abordando como fortalecer a gestão através das leis de incentivo brasileiras. 

A partir desta ação, criamos uma rede de diálogo com este coletivo, com o objetivo de promover ações contínuas de capacitação e intercâmbio entre OSC e Coletivos de Mulheres que tenham seus trabalhos voltados para defesa e promoção do direito das mulheres.  

Segundo Kelly Fernandes, uma das representantes do grupo Nzinga Capoeira Angola, a formação foi intensa, e provocou no seu coletivo o importante debate sobre a formalização do mesmo e um maior conhecimento sobre a captação de recursos sem a necessidade de uma CNPJ. O ELO, que também se configura como uma dessas instituições, formada majoritariamente por mulheres, fica feliz em contribuir para a troca de saberes na gestão e o fortalecimento dessa rede nacional de mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *