ELO

ELO promove roda de diálogo sobre plano de contas para OSCs

No dia 11 de fevereiro, o ELO, em parceria com o Consultor Nailton Cazumbá, promoveu uma roda de diálogo com 32 participantes para discutir temas cruciais para a gestão financeira das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O evento, que deu início ao ciclo de atividades do ELO/PPM em 2025, teve como foco a importância do plano de contas adequado e as boas práticas contábeis no setor.

A roda começou com as boas-vindas de Camila Veiga, Coordenadora Executiva do ELO, que fez um panorama das atividades previstas neste início de 2025 e destacou a parceria com Nailton Cazumbá, agora integrante da equipe de consultores do ELO. Camila também agradeceu a participação de todas as pessoas e enfatizou a importância de momentos como esse para o fortalecimento da gestão das OSCs.

Nailton Cazumbá deu início à apresentação com uma explicação detalhada sobre o plano de contas, os princípios da contabilidade e as normas específicas para entidades sem fins lucrativos, além das demandas internas de cada organização. 

Durante a roda, Nailton discutiu a relevância de segregar informações no balanço patrimonial, especialmente entre recursos com e sem restrições. Ele destacou a importância de registrar corretamente as receitas de projetos, convênios, gratuidades e trabalho voluntário. Ao final, reforçou a recomendação de que cada organização adapte seu plano de contas às suas necessidades específicas, evitando a adoção de modelos prontos que podem não refletir a realidade de cada instituição.

O evento também foi marcado por uma rica troca de experiências entre os participantes. Nailton trouxe algumas análises dos planos previamente enviados pelas organizações, Candice Araújo, Assessora do ELO, mediou o debate e abriu espaço para perguntas. Durante a discussão, foram abordados temas como a gestão de contas antigas não utilizadas e a relevância de manter registros adequados para auditorias.  A roda de diálogo concluiu com um entendimento mais estruturado sobre um plano de contas eficiente, reforçando a importância da boa governança nas OSCs.

O ELO agradece aos participantes e reforça a importância de manter essas discussões para o fortalecimento da gestão financeira e a transparência das Organizações da Sociedade Civil. Além disso, reafirma seu compromisso de apoio por meio do Serviço de Consultoria e Apoio (SCA), colocando -se à disposição das organizações Parceiras de PPM no Brasil.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias: