Você está aquiTextos e artigos

Textos e artigos


Títuloordenar ícones Ano Descrição Autor
A Gestão Social e a transformação da Sociedade

A questão que se coloca, e que é analisada neste artigo, é que enquanto as áreas produtivas dispôem de um sólido acúmulo teórico sobre a sua gestão -- taylorismo, fordismo, toyotismo, TQM, Kanban etc.-- a área social não dispõe dos paradigmas de gestão correspondentes, e fica oscilando entre burocratismos estatais ultrapassados, e privatizações desastrosas.

Ladislau Dowbor
A Participação da Sociedade na Construção das Políticas Públicas Culturais no Brasil: um recurso gerencial ou de poder? 2007

Neste artigo discute-se as possibilidades e os limites da construção do Sistema Nacional de Cultura (SNC), para isso há uma análise da sua contribuição para a alteração nos conceitos de políticas públicas e participação social no campo das políticas públicas culturais no Brasil.

Rodrigo Gameiro Guimarẽs
Carta-Compromisso assumida por candidatas e candidatos ao Governador do Estado da Bahia 2014 A Associação Brasileira de ONGs – ABONG
Cartilha Construindo a Plataforma dos Movimentos Sociais para a Reforma do Sistema Político no Brasil

Desde 2005, um conjunto de organizações, movimentos, articulações, redes e fóruns da sociedade civil tem discutido e formulado propostas sobre a chamada reforma política. Esse processo deu origem à Plataforma dos Movimentos Sociais para a Reforma do Sistema Político, que se estrutura em cinco eixos: fortalecimento da democracia direta; fortalecimento da democracia participativa; aperfeiçoamento da democracia representativa; democratização da informação e comunicação; e democratização e transparência no Poder Judiciário.

Cartilha: Monitoramento de Impactos através de Grupos

O Monitoramento Participativo de Impactos (MPI) é um método de administração voltado para a ação, destinado a grupos e projetos de auto-ajuda.

O MPI é composto por cinco cartilhas, sendo a primeira  delas o Monitoramento de Impactos através de Grupos.

Dorsi Germann
Eberhard Gohl
Comentários do conselheiro Gabriel Kraychete após apresentação da Política Industrial Baiana 2011

Nesse texto, o professor Gabriel Kraychete convidado junto com mais três conselheiros para comentar a nova política industrial do governo Wagner, propõe um olhar para a política industrial a partir do andar de baixo da economia, que ele denomina de economia dos setores populares, ou que Milton Santos denominava de circuito inferior da economia.

Gabriel Kraychete
Como criar uma ONG?

Nesse texto há orientações sobre como criar uma associação sem fins lucrativos; o que é Estatuto Social e as características de uma associação e as exigências e documentos legais necessários para a criação de uma ONG.

Construindo Pontes em PMA 2000

Construindo pontes em PMA apresenta orientações para uma boa pŕatica de projetos de desenvolvimento com base comunitária implementados por ONGs dos países do Sul com o apoio de agências ecumêmicas européias.

Cooperação Sul-Sul Angola e Brasil: Um primeiro estudo de caso 2013

A pesquisa analisa políticas de cooperação de Brasil e Angola e aponta caminhos para realiação entre países do sul e foi realizada pelo PAD (Processo de Articulação e Diálogo), parceiro brasileiro da Christian Aid. O documento se baseia nas alianças já existentes entre organizações da sociedade civil e movimentos sociais de ambos os países e visa influenciar a construção de um modelo alternativo e mais humano do desenvolvimento.

Elsa Sousa Kraychete (coordenação)
Maria Elisa Huber Pessina
Elga Almeida Lessa
Apoio de Maria de Fátima Nascimento
Educação não sexista e Anti-Discriminatória Informe Brasil - Gênero e Educação 2011

o Informe Nacional questiona o entendimento de setores governamentais e da sociedade civil que no Brasil os desafios da garantia dos direitos das mulheres e, de forma mais ampla e relacional, a equidade de gênero (entre homens e mulheres) na educação já foram resolvidos.

Denise Carreira (coord.)
Diversas autoras

Bookmark and Share Compartilhe

Projeto

projeto conviver

O ELO – Ligação e Organização é filiada à ABONG.

RSS Feed

Conteúdo sindicalizado

Quem está on line?

No momento há 0 usuários e 0 visitantes online.