Você está aquiOficinas de Diagnóstico Rural Participativo Agroecológico - DRPAs

Oficinas de Diagnóstico Rural Participativo Agroecológico - DRPAs


 

Participantes da Oficina de DRPA - Guabiraba

No mês de novembro e dezembro de 2014 foram realizadas as primeiras atividades formativas do Projeto Buracica Sustentável e Solidária. Moradores e agricultores das comunidades Camboatá, Guabiraba, Pindobal de Cima e Pindobal de Baixo (Alagoinhas) e Panelas (Catu) participaram das Oficinas de Diagnóstico Rural Participativo Agroecológico (DRPA). Foram 5 oficinas, uma por comunidade, com participação de 104 pessoas.

Durante a oficina de DRPAs os participantes resgataram a história da comunidade, e ainda percorreram a região para identificação de dificuldades e oportunidades, que resultou na construção de um mapa traduzindo a realidade local. Na segunda parte da oficina os participantes visitaram a propriedade de uma das famílias agricultoras para diagnóstico coletivo e mapeamento do sistema de produção da propriedade.

O próximo passo será a sistematização dos DRPAs com apresentação de estratégias específicas de intervenção em cada comunidade. Tais elementos serão fundamentais para orientar as próximas atividades de formação (produção agroecológica, beneficiamento da produção e também comercialização), bem como as Assistências Técnicas aos agricultores participantes do projeto.

 

Participantes da Oficina de DRPA - Pindobal de Cima

Fotos: Arquivo ELO


Bookmark and Share Compartilhe

Projeto

projeto conviver

O ELO – Ligação e Organização é filiada à ABONG.

RSS Feed

Conteúdo sindicalizado

Quem está on line?

No momento há 0 usuários e 0 visitantes online.